segunda-feira, 16 de julho de 2012

EU, A TROGLODITA INCANSÁVEL

Estou cada dia mais apaixonada pelo livro da Martha Medeiros - Feliz por nada - que ganhei do meu namorado a apenas três dias. Eu já havia lido alguns textos dela, mas a reunião de crônicas deste livro, em especial, está sensacional. Isto deve explicar as 40 edições do mesmo em um único ano.
Eu, que já fui rechaçada publicamente via Facebook por ser totalmente contra o vegetarianismo, eu - a bióloga desnaturada e sem escrúpulos, e que por isso fui praticamente chamada de ignorante por meia dúzia de vítimas indignadas da classe acima citada, hoje gostaria que, indignados ou não, concordantes ou não, inteligentes ou ignorantes, tomassem conhecimento de um texto da referida autora. Este texto já foi publicado em jornal impresso e creio que não deve ser de difícil acesso pela internet, mas hoje, tenho o imenso prazer de transcrevê-lo para os meus ilustres e raros leitores, pois além de classificá-lo como sensacional, é exatamente a tradução do que eu penso sobre o assunto. O sarcasmo dela me fazer aplaudir de pé - ainda bem que ainda existem pessoas sensatas nesse mundo!

Nós, os trogloditas - 24/06/2009 por Martha Medeiros

Semana passada recebi uma enxurrada de informações enaltecendo o vegetarianismo e condenando a prática de se matar animais para comer. Eu, que deliro diante de uma picanha mal passada, já estava me achando a mulher de Neanderthal quando, em meu socorro, sem que eu houvesse solicitado, me chegou por e-mail um capítulo do livro Incríveis casos verdadeiros do gastrenterologista carioca Geraldo Siffer Junior, em que ele redime a carne vermelha, inclusive contando casos engraçados, como o do dia em que, por volta das 17h, percebeu que ainda não havia almoçado e resoleu entrar numa churrascaria que estava praticamente vazia, a não ser por um sujeito solitário que estava ali num canto atracado numa costela. Qual a surpresa do médico ao reconhecer que era seu melhor amigo, notório vegetariano da cidade, que ficou lívido: "Me sinto como se você tivesse me surpreendido com uma amante. Isso é hora de você aparecer? Churrascarias, nesse horário, são alcovas!".
Revistas especializadas já absolveram a carne vermelha, salientando seus valores nutritivos, como a proteína e o ferro, além de confirmar que as menos gordurosas são fundamentais para a musculatura de pessoas idosas, mas nada disso melhora a imagem dos carnívoros: dizem que o pobre do boi não merece pagar o pato. Nem o pato merece pagar o pato. Quem come bicho morto é a escória.
E o que dizer do Obama, que matou uma mosca não para comê-la, mas para fazer gracinha diante das câmeras? Adorei a desenvoltura do presidente norte-americano. Obama se concentrou, mirou e pum: abateu-a de um golpe só. Pois o que era pra ser apenas uma atitude descontraída, acabou atiçando os brios do pessoal do PETA, que defende os direitos dos animais. A organização não se conformou com a execução ao vivo: "Apoiamos a compaixão mesmo por animais pequenos, estranhos e desagradáveis", declarou o porta-voz Bruce Friedrich, que por certo também luta pela preservação dos ácaros. E não parou por aí: "Esmagar uma mosca na TV mostra que o Obama não é perfeito."
Pois é Bruce, Obama não é perfeito, e ainda por cima é chegado num bife. Perfeitos são os que patrulham as pessoas que matam moscas e se alimentam de carne. Nem todo mundo é evoluído, Bruce. Nem todos têm seu grau de consciência ecológica e ambiental. Ainda há muita imperfeição no mundo. Diria até, Bruce, que há imperfeições mais nocivas à sociedade do que as que você combate. Dá para acreditar que há seres humanos que, além de comer carne e matar moscas, são capazes de jogar bombas em passeatas gays, de empregar parentes  que são pagos com dinheiro público, de esfaquear maridos e de espancar meninas até provocar traumatismo craniano? Pois é, Bruce: tem gente que mata gente. Ou gente e mosca dá no mesmo?
Sempre respeitei os vegetarianos e respeito quem preserva a vida dos animais. Mas enquanto não for crime comer carne e matar insetos, que os Bruces deixem de ser radicais e também tolerem as escolhas que, nós, os trogloditas, ainda temos o direito de fazer - pelo visto, não por muito tempo.

3 comentários:

  1. Nossa que texto massa, e engraçado, morri de rir aki lendo. Nem sabia dessa do Obama, hehehehhe. Não sou contra o vegetarianismo, mas acho bobeira, e em alguns casos um perigo pra saude da pessoa, mas sou militante de frente do carnivorismo, amo carne de boi. Mas independente da alimentação, sou contra o desperdício, se consumissimos o bastante, tanto daria pra toda a humanidade se alimentar bem quanto daria para menos animais serem mortos. E não só os animais de criação, mas também os silvestres, pois a terra pra plantar os vegetais vem as custas de florestas e ecossistemas naturais, e muitos animais, e em ultimo caso espécies de animais, são extintos em visa do vegetarianismo. Massa o texto Glênia, continue postando!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima colocação Roberth! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Penso igual, incrível como as pessoas podem ser hipócritas! Tanta gente passando fome e tem gente perdendo tempo com estas besteiras!

    ResponderExcluir

Seguidores